terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Inauguração do Museu Tomé Vidigal

O Grupo União Sport informa todos os Sócios, Simpatizantes e Adeptos que inaugurou no passado dia 04 de Janeiro o seu Museu homenageando um dos seus ilustres Sócios com o seu nome "Tomé Vidigal".


"Tomé Vidigal Foi um ilustre montemorense, tipógrafo de profissão, jornalista, e correspondente entre outros, dos diários lisboetas “O Século”, o “Diário de Notícias”, o “Diário Popular”, o “Diário de Lisboa” e a “República".

Fundou o semanário “O Montemorense”, que apareceu ao público pela primeira vez em 14 de Janeiro de 1932, semanário esse feito na "Tipografia União" (homenagem ao seu clube de coração).

Dois meses e pouco depois da fundação do Clube, mais concretamente no dia 7 de Fevereiro de 1915, o Grupo União Sport realizou no campo improvisado do Rossio, o seu primeiro jogo, contra o Académico de Évora, do qual saiu vencedor por 4 a 1. Desta equipa, fazia parte o polivalente Tomé Adelino Vidigal, que tanto jogava a guarda-redes como a defesa. Também representou o União na modalidade de atletismo, nas valências do lançamento do peso e do disco.

Na época de 1929/30, o GUS conquistou o primeiro título distrital e como se pode ver na foto existente, no Museu, Tomé Vidigal faz parte do onze unionista.

Arrumadas as chuteiras, por várias vezes, fez parte dos Corpos Gerentes do GUS.

 Tomé Adelino Vidigal participava assiduamente nas Assembleias Gerais e Sessões Solenes do GUS. Quis o destino, que falecesse de ataque cardíaco, na Sessão Solene comemorativa do 64.º aniversário do seu União, que se realizou na sua sede, no dia 17 de Novembro de 1978.

Um ano depois, a Assembleia Geral deliberou por unanimidade, homenagear este grande unionista, descerrando na sede alvinegra, a sua foto.


Passados trinta e cinco anos, já com o estatuto de centenário, o GUS inaugura o seu “Museu”, e em boa hora, a Assembleia Geral deliberou novamente por unanimidade, atribuir o seu nome ao Museu."

Assim o Grupo União Sport convida todos os montemorenses a Visitar o Seu Museu, para assim descobrirem não só a história do Grupo União Sport como também um pouco da história das gentes de Montemor.




















Sem comentários: